Bilionária russa mora de aluguel e só viaja na classe econômica

Doria registra queixa na polícia de SP após receber série de ameaças de morte
março 8, 2021
Entrevista com príncipe Harry e sua mulher
março 9, 2021

Bilionária russa mora de aluguel e só viaja na classe econômica

(JBCNEWS – DF 09/03 – Apesar de ter um patrimônio líquido de U$ 10,9 bilhões, a fundadora da varejista online russa Wild Berries – a maior loja virtual do país e que funciona como a “Amazon da Rússia” – não ostenta com imóveis, automóveis de luxo e em voos de primeira classe. Tatyana Bacaltchuk é gente como a gente: mora em uma casa alugada fora de Moscou, só viaja na classe econômica e até 2019 não tinha um carro. As informações são da Bloomberg Businessweek.

Tatyana construiu seu negócio do zero em 2004 e hoje tem 99% da empresa, mas não deixa na mão de outras pessoas. Mesmo sendo a mulher mais rica do país e a 14º pessoa mais rica da Rússia, segundo Índice Bloomberg de Bilionários, é ela que administra a Wildberries. A varejista não tem conselho de administração e enfrentou três crises econômicas desde que abriu as portas. “Graças a Deus pelas crises”, diz Bacaltchuk. “Percebemos que podemos operar de maneira diferente.”

Em 2019, a Wild Berries deixou de funcionar apenas em terras russas e abriu filiais em Israel, Polônia e Eslováquia em 2019. Mas foi na França, Alemanha, Itália e Espanha, que, pela primeira vez, concorreu diretamente com a Amazon – que não opera na Rússia. Hoje, a multinacional já ultrapassou as rivais Alibaba, da China, a potência local Yandex, La Moda e a Ozon, uma das primeiras empresas de e-commerce da Rússia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *