Lira assume presidência da Câmara e destitui bloco partidário adversário

Produção de “Missão: Impossível” relata “pesadelo” que é trabalhar com Tom Cruise
fevereiro 5, 2021
Gabriel Abramovic
fevereiro 8, 2021

Lira assume presidência da Câmara e destitui bloco partidário adversário

Presidente da Câmara, Arthur Lira

(JBCNEWS – DF) – No primeiro ato após eleito como presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) anulou na votação para os demais cargos da Mesa Diretora e determinou que uma nova eleição para a escolha de seus integrantes fosse realizada.

Lira também cancelou a formação do bloco que apoiou seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), formado por 10 partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede).

Além do próprio presidente, a Mesa Diretora é composta por dez cargos: dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes.

Esse colegiado é responsável por todas as decisões administrativas da Câmara e também por atos como encaminhamento de representações contra deputados.

Em sua decisão, Lira adotou entendimento que, se mantido, rebaixa o PT do terceiro posto mais importante, a primeira-secretaria, para o último, a quarta-secretaria. Já PSDB e Rede, que também integravam bloco adversário a Lira, perdem os postos a que teriam direito (segunda e quarta secretarias).

O cronograma definido por Lira prevê que os líderes se reúnam às 11h desta terça (2) para escolher os cargos a partir da nova divisão. As candidaturas devem ser registradas até as 13h e a eleição será às 16h desta terça.

A divisão das cadeiras é feita de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos. O argumento de Lira para a anulação é que o bloco de Baleia Rossi foi formalizado após o prazo estipulado e por isso não deveria ser considerado.

Com esse desmembramento do bloco, os partidos que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi passam a ser contados de maneira individual na divisão proporcional para cargos na Mesa Diretora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *