Em entrevista a Oprah, Meghan critica a família real e afirma que a cor da pele do seu filho gerou ‘preocupações’

Bia Kicis deve ser confirmada na CCJ da Câmara nesta quinta-feira.
março 4, 2021
Aliados de Bolsonaro preparam emenda para tirar policiais da PEC que prevê congelamento de salários de servidores.
março 8, 2021

Em entrevista a Oprah, Meghan critica a família real e afirma que a cor da pele do seu filho gerou ‘preocupações’


(JBCNEWS – DF 08/03) – Na aguardada entrevista para a apresentadora americana Oprah Winfrey, Harry e Meghan não pouparam críticas à família real, revelando detalhes da convivência nos últimos anos. Essa foi a primeira conversa do casal em horário nobre desde o seu afastamento dos cargos da realeza. Eles aproveitaram para anunciar que Meghan, que está grávida, espera uma garota.

Um tema que apareceu no início da entrevista, somente com a presença da duquesa, foi se Meghan propositalmente não pesquisou o funcionamento interno da família antes de se juntar. Ela disse que Harry perguntou se ela sabia fazer uma reverência cinco minutos antes de conhecer a rainha.

— Direi que fui ingenuamente, porque não cresci sabendo muito sobre a família real — confessou

A duquesa revelou que houve um casamento secreto – na verdade, os dois se casaram três dias antes das núpcias, transmitidas pela televisão para todo o mundo, em uma cerimônia que dizem ter sido oficiada pelo arcebispo de Canterbury em seu quintal.

Durante a entrevista, Meghan usava um bracelete de diamantes da marca de luxo Cartier que foi da Princesa Diana. Na conversa, ela afirmou que não procurou mais informações sobre os conflitos envolvendo Diana e o príncipe Charles.

Sobre a cunhada, a princesa Kate Middleton, Meghan desmentiu o boato de que teria feito Kate chorar durante os preparativos para seu casamento.Segundo ela, teria acontecido o “inverso”.

— Poucos dias antes do casamento ela (Kate) estava chateada com alguma coisa, sim, a questão estava correta sobre as flores do vestido, e isso me fez chorar. E realmente feriu meus sentimentos— disse a duquesa de Sussex.

Meghan se referia a uma discussão entre ela e a cunhada durante as provas do vestido da princesa Charlotte, filha de Kate, que foi dama de honra no casamento entre ela e Harry. Na época, o fato foi noticiado pela imprensa britânica e gerou rumores sobre uma suposta rixa entre as duas.

A duquesa afirmou que a família real britânica tentou silenciá-la e as pessoas dentro da instituição não apenas falharam em protegê-la contra alegações maliciosas, mas mentiram para proteger outras pessoas.

— Foi só quando nos casamos e tudo começou a piorar de verdade que entendi que não só não estava sendo protegido, mas que eles estavam dispostos a mentir para proteger outros membros da família.

No entanto, Meghan procurou diferenciar a família da instituição:

— Tem a família, e depois tem as pessoas que dirigem a instituição, são duas coisas distintas e é importante poder compartilhar isso porque a rainha, por exemplo, sempre foi maravilhosa comigo.

Ao falar sobre o filho, Meghan disse que os funcionários do palácio a informaram que seu filho não teria um título e levantaram “preocupações e conversas sobre como sua pele pode ficar escura quando ele nascer”. Ela não quis nomear a pessoa que levantou a questão da cor da pele de seu bebê para Harry; pois seria muito prejudicial.

— Eles não queriam que ele fosse um príncipe ou princesa, sem saber qual seria o gênero, o que seria diferente do protocolo, e que ele não receberia segurança. Naqueles meses em que eu estava grávida, quase na mesma época, então temos em paralelo a conversa de, você não terá segurança, não receberá um título e também preocupações e conversas sobre como sua pele pode ser escura quando ele nasce.

Meghan ainda demonstrou que era tão infeliz com a família real britânica que considerou suicídio ou automutilação depois de pedir ajuda, mas não obteve nenhuma.

— Eu simplesmente não queria mais estar viva. E esse era um pensamento constante, muito claro, real e assustador. E eu me lembro de como ele (Harry) apenas me embalou — disse Meghan.

Questionada se pensava em se machucar ou ter pensamentos suicidas, ela disse:

— Sim. Isso foi muito, muito claro … e muito assustador.

Meghan ainda afirmou que mais tarde perguntou a um membro da realeza sobre a possibilidade de procurar atendimento hospitalar, e lhe disse que isso não seria possível porque “não seria bom para a instituição”.

Já com Harry participando da conversa, os dois rejeitaram a ideia de que haviam “pego de surpresa” a família real com sua decisão de recuar como membros, anunciada em janeiro de 2020. Meghan se referiu a “dois anos” de conversas “antes de finalmente anunciarmos”, o que implicaria que pelo menos estavam discutindo isso antes do casamento.

O príncipe afirmou que seu pai parou de atender suas ligações devido ao plano de se afastar da vida real. Ele negou ter enganado sua avó, a rainha Elizabeth, dizendo que tinha muito respeito por ela.

— Tive três conversas com minha avó e duas conversas com meu pai antes de ele parar de atender minhas ligações. E então ele disse, “você pode colocar tudo isso por escrito?”.

Perguntado por que Charles havia parado de atender suas ligações, Harry disse:

— Naquela altura, resolvi resolver o problema sozinho, era tipo, eu precisava fazer isso pela minha família. Isso não é uma surpresa para ninguém. É muito triste que tenha chegado a este ponto, mas eu tenho que fazer algo para minha própria saúde mental, para a de minha esposa e também para a de Archie.

Segundo Harry, a falta de compreensão por parte da família e a preocupação de que a história se repetisse – uma referência à morte de sua mãe Diana, em 1997 – estavam entre os motivos que levaram à saída do casal de suas posições.

Ainda ao comentar sobre o pai, Harry se disse “decepcionado” e que Diana ficaria zangada e chateada com a forma como a família real britânica tratou sua mulher. Ele também criticou o fato da família ter cortado seus recursos financeiros, fazendo-o recorrer a herança da mãe.

— Fico triste com o que aconteceu, mas me sinto confortável sabendo que fizemos tudo o que podíamos para que funcionasse — disse ele. Quase ao término da entrevista, o casal demonstrou apoio mútuo, afirmando que se salvaram da situação em que estavam.

A entrevista foi transmitida pelo canal americano CBS e transmitida pela ITV no Reino Unido, nesta segunda-feira.

No mês passado, o casal deixou em definitivo as funções reais, incluindo suas atividades como patronos de instituições culturais e filantrópicas. Harry também abriu mão de seus títulos militares honorários.

Horas antes da entrevista, a Rainha Elizabeth II discursou durante o Commonwealth Day, celebração anual da Comunidade das Nações. Na mensagem pré-gravada na Abadia de Westminster, onde, no ano passado, em um evento semelhante, Meghan e Harry fizeram sua última aparição antes de renunciar às suas obrigações monárquicas, a rainha destacou a importância da “dedicação ao dever”.

Os últimos dias já haviam sido conturbados para os membros da realeza britânica. Meghan enfrenta uma investigação interna do palácio de Buckingham sobre uma queixa de bullying feita por um de seus conselheiros mais próximos durante seu tempo como membro da família real no palácio de Kensington.

De acordo com o jornal “The Times”, Jason Knauf, que atuou até 2018 como secretário de comunicação do palácio, onde a duquesa morava com Harry antes de deixar os postos reais, acusou Meghan de “comportamentos inaceitáveis” com outros funcionários, destacando que dois assistentes de comunicação já haviam sido demitidos por causa dela.

Após a revelação, o palácio de Buckingham afirmou que examinaráas circunstâncias das acusações descritas no artigo” do Times. “A família real tem uma política de dignidade no trabalho há anos. Não toleramos, e não vamos tolerar, bullying e assédio no ambiente de trabalho”, diz o comunicado após a repercussão do caso.

O porta-voz do casal desmentiu os fatos, afirmando que se tratava de uma “campanha de difamação calculada com base em informações enganosas e prejudiciais”, poucos dias antes da entrevista com Oprah acontecer.

Após saírem do Reino Unido, Harry e Meghan se mudaram para o Canadá e depois para a Califórnia. Viveram primeiro em Los Angeles e, desde julho, estão em Montecito, uma pequena e próspera cidade costeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.