Do Centrão para a Esplanada Quem é João Roma, o novo ministro de Bolsonaro que foi pupilo de ACM Neto

Lira convoca reuniões na Câmara para discutir prisão de deputado
fevereiro 18, 2021
Lira diz que PEC emergencial levará três meses para ser aprovada no Congresso
fevereiro 22, 2021

Do Centrão para a Esplanada Quem é João Roma, o novo ministro de Bolsonaro que foi pupilo de ACM Neto

O deputado federal João Roma (Republicanos-BA), de 48 anos, é o novo ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro. O parlamentar assume a vaga deixada por Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que foi deslocado para a Secretaria Geral da Presidência, numa primeira fase da reforma ministerial acordada com aliados. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (12).

Deputado de primeiro mandato, João Roma é católico, embora o partido dele seja um dos mais fortes na bancada evangélica. É formado em Direito, nascido em Recife (PE), casado e pai de dois filhos.

É ainda neto do ex-deputado federal por três mandatos João Roma (PE), de quem herdou o nome. Nos anos 1960, o avô foi filiado ao PSD e à Arena, partido de sustentação do regime militar — ele deixaria a secretaria-geral da Arena em 1968, em discordância com o Ato Institucional Número 5 (AI-5).

O atual deputado Roma foi filiado ao antigo PFL, no qual militou na juventude. Nos anos 1990 e 2000, passou por cargos de confiança nos governos de Pernambuco, Ministério da Administração, Ministério da Cultura e Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *